Complementando a programação da companhia, o Departamento de Pedagogia e Animação (DPA) do teatromosca organiza um ciclo de debates na Casa da Cultura de Mira Sintra, no decorrer do ano de 2010. Depois do sucesso duas primeiras sessões, com o tema "Arte e Educação" em Março e "Teatro e Comunidade" em Maio, o DPA organiza agora o debate "A Arte da Guerra", no dia 25 de Setembro, a partir das 16h.
Este ciclo de debates procura estabelecer-se como fórum aberto a toda a comunidade que promova a troca e discussão de ideias sobre o papel das artes na sociedade do século XXI, fazendo uma reflexão sobre o comportamento criativo face às condições impostas pela nova paisagem expressiva contemporânea.
Este novo debate, com o tema "A Arte da Guerra", toma emprestado o título da obra de Sun Tzu. É também deste estratega a seguinte frase: "Evitar guerras é muito mais gratificante do que vencer mil batalhas". Pretendemos assim examinar as intersecções da Arte com a Guerra, da antiguidade até aos nossos tempos, da propaganda à expressão artística pessoal, tentando, de alguma forma, compreender o que é que a Guerra tem que tanto nos confunde e fascina. O que é que a Arte nos revela sobre a Guerra? De que forma o olhar do artista é diferente ou similar ao olhar do historiador militar, do sociólogo e filósofo? De que modo o artista testemunha, observa e documenta a Guerra - todas as guerras ou uma em particular? E quais as suas responsabilidades, em tempo de guerra ou paz, enquanto criador, cidadão, soldado, observador, participante, crítico, activista, pacifista? As ligações que podem ser estabelecidas entre horror e heroísmo na construção do mito de guerra; a "sedução" da violência na sociedade; objectividade/ subjectividade; propaganda e censura; a Guerra enquanto entretenimento - de Homero até à Guerra do Iraque; o papel dos artistas na educação - pensar criticamente sobre a Guerra. Estes serão algumas das questões a abordar no debate que terá lugar na Casa da Cultura de Mira Sintra, no dia 25 de Setembro, a partir das 16h, com ENTRADA LIVRE. Participarão no debate o jornalista e escritor Fernando Sousa, o encenador Mário Trigo, a jornalista e cineasta Diana Andringa e a artista plástica Ana Vidigal.
No final do debate, às 20h, será servido um pequeno bufê, gratuito, e às 21h será apresentada uma leitura encenada de textos de Manuel Bastos e Fernando Sousa, dedicados à Guerra Colonial.
Apareçam e divulguem!
Sem comentários:
Enviar um comentário