quarta-feira, 8 de junho de 2011

Apresentação IGNARA - Os Filhos da Guerra Colonial: pós-memória e representações


O Projecto IGNARA irá participar no Colóquio/Debate Os Filhos da Guerra Colonial: pós-memória e representações, no dia 14 de Junho de 2011, no Auditório do CIUL; CES-Lisboa (Fórum Picoas-Plaza), apresentando a peça documental IGNARA#GUERRA COLONIAL - Fazer o trabalho de casa e no dia 15 de Junho estando presente na mesa redonda e debate. Serão dois dias de programa que culminarão com o lançamento da Antologia da Memória Poética da Guerra Colonial (Afrontamento, 2011).

Será uma boa oportunidade para rever ou assistir pela primeira vez ao nosso projecto.
O IGNARA foi apresentado durante o ano 2008, tendo estreado a 18 de Abril na ADFA. Após breve reposição no CES de Coimbra no ano de 2009, no âmbito da Conferência Internacional: Poesia da Guerra Colonial: uma ontologia do 'eu' estilhaçado, voltamos agora a colaborar com o Centro de Estudos Sociais apresentando, novamente, o "Fazer o Trabalho de Casa", que correspondeu à primeira fase do nosso IGNARA#GUERRA COLONIAL.

Regressamos assim às raízes deste projecto, após já termos passado pelo Lado Africano, Conclusões e ainda pelo espectáculo Dor Fantasma que deu voz aos textos do ex-combatente Manuel Bastos.

Esperamos ver-vos por lá.
A apresentação será seguida de debate, conforme tradição do projecto.

Direcção, Produção, Dramaturgia e Interpretação de Filipe Araújo, Paulo Campos dos Reis e Susana C. Gaspar (actores e filhos de ex-combatentes.)

Programa: http://www.ces.uc.pt/projectos/filhosdaguerracolonial/media/ColoquioJunho_Progr.pdf



(Fotografias de Rute Lizardo, 2009 - CES de Coimbra)

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Memórias Literárias da Guerra Colonial (4º ciclo de conferências)

Quem Vai à Guerra: Carta de Isilda Alves

Uma comovente carta em reposta ao documentário "Quem vai à Guerra"...

A ler aqui: Quem Vai à Guerra: Carta de Isilda Alves